top of page

Faça um donativo, ajude-nos a ajudar

O SEU DONATIVO, VAI AJUDAR-NOS A CONCRETIZAR ESTERILIZAÇÕES DE ANIMAIS ERRANTES EM NISA.

Em Portugal, estima-se que 100.000 animais sejam eutanasiados nos canis municipais todos os anos. A eliminação do excedente populacional, apesar de ser a política adoptada pelos municípios, é claramente ineficaz, principalmente por uma razão: uma cadela e os seus descendentes podem gerar 73.000 cachorros e uma gata 240.000 gatinhos em 6 anos.

Desde 2014 a QUATROÀS tem vindo a implementar o programa CED (captura, esterilização e devolução) em Nisa.

O objectivo é, através da esterilização, controlar de forma humana e eficaz a reprodução de gatos e cães que vivem nas ruas. Evitar o nascimento de mais animais para uma vida de sofrimento, maus tratos, abandono e morte é a nossa proncipal missão.

Quando recolhemos gatos bebés, gatos meigos ou cães, estes são encaminhados para adoção por famílias responsáveis. Na fase de transição entre a captura e a adoção, contamos apenas e só com famílias de acolhimento temporárias (FAT). Desde a captura até à adoção, os animais são consultados por veterinários para aferir o seu estado de saúde, são desparasitados e, desde 2018, é-lhes colocado microchip (cujo custo é suportado pelo adotante no momento da adoção). Quando é diagnosticado algum problema de saúde, é a QUATROÀS quem suporta todos os custos, bem como a permanência do animal em FAT até que este esteja em condições de ser adotado.


Todo o trabalho desenvolvido pela QUATROÀS tem sido suportado por donativos de particulares, não há qualquer apoio por parte da autarquia de Nisa, embora já tenhamos solicitado parcerias com a autarquia, nunca obtivémos qualquer resposta por parte do Gabinete de Apoio à Presidência.
 

“Trabalhamos pelo dia em que nenhum cachorro ou gatinho que nasça seja considerado um excedente indesejado”:

 

Numa zona rural, como é o caso de Nisa, os animais são vistos, pela esmagadora maioria das pessoas, como instrumentos de trabalho. Os cães são usados para guardar o gado, para a caça, para guardar as propriedades, etc., no entanto, e apesar de darem grande ajuda ao Homem, não são tratados condignamente. Vivem vidas inteiras acorrentados, em canis exíguos, sem qualquer atenção por parte dos seus tutores.

Os gatos são indesejados, na maioria dos casos, apenas são aceites em quintas para fazerem o controlo de roedores.

 

Esta visão tem que ser alterada, não podemos permitir que os nossos concidadãos que vivem no interior rural não acompanhem a evolução dos tempos e do Homem. A vida, em todas as suas formas, merece ser respeitada.

A DIFERENÇA!
TODOS OS CÊNTIMOS FAZEM
Faça o seu Donativo para o IBAN:

IBAN: PT50 0035 0537 0001 7747 6304 7

BIC: CGDIPTPL  

Banco: Caixa Geral de Depósitos

Por favor, envie SEMPRE comprovativo para o mail: nisapets@gmail.com

bottom of page